fbpx
Ovar foi o segundo concelho do distrito de Aveiro que mais investiu em atividades culturais ou desportivas nos últimos dez anos

Ovar foi o segundo concelho do distrito de Aveiro que mais investiu em atividades culturais ou desportivas nos últimos dez anos

Entre 2013 e 2022 o município de Ovar investiu 42,3 milhões de euros em atividades culturais ou desportivas. Em igual período, do nosso distrito só o município de Aveiro apresentou um maior investimento nestas áreas, ultrapassando os 52,6 milhões de euros. Ílhavo, com 36,5 milhões de euros, foi o terceiro concelho do distrito de Aveiro que mais investiu nestas áreas.
Se, globalmente, foram estes os três municípios que mais gastaram em despesas corrente e de capital, em atividades culturais ou desportivas, São João da Madeira foi o município que revelou melhor performance na relação de investimento por habitante. Os sanjoanenses investiram cerca de 1576 euros, por munícipe, nos dez anos em estudo, onde Ovar aparece na 10ª posição do ranking, com um investimento de 769,7 euros, por habitante. Trata-se de uma posição que pode parecer modesta entre os 19 municípios do distrito, mas que ganha relevo se for tido em conta que Ovar aparece neste lugar, mas na liderança dos municípios do distrito que têm de 50 mil habitantes (Santa Maria da Feira, Aveiro, Oliveira de Azeméis).
Estas são algumas das conclusões que podem extrair-se do estudo recentemente apresentado pela PORDATA, onde a instituição estudou “que autarquias gastaram mais e menos, em despesas corrente e de capital, em atividades culturais ou desportivas”, entre 2013 e 2022.
Com o ‘patrocínio’ da Fundação Manuel dos Santos, a PORDATA utilizou dados do Inquérito ao Financiamento das Atividades Culturais, Criativas e Desportivas pelas Câmaras Municipais, reunidos pelo Instituto Nacional de estatística (INE), e agrupou-os em nove grandes áreas (Património cultural; Bibliotecas e arquivos; Livros e publicações; Artes visuais; Artes e espetáculos; Audiovisual e multimédia; Atividades interdisciplinares; Atividades desportivas; e Outras atividades), que nos permitem perceber como foi distribuído o investimento global.

Ler notícia completa na edição em papel

CATEGORIAS