
Festovar 2024: Centro de Arte de Ovar recebeu a peça “TPC: Frei Luís de Sousaaa”
Destinada, essencialmente, ao público escolar, subiu ao palco do Centro de Arte de Ovar a peça “TPC: Frei Luís de Sousaaa”, com texto e encenação de Raquel Castro, a partir de Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett.
Tratou-se de uma coprodução entre a Razões Pessoais, LU.CA – Teatro Luís de Camões e o Centro de Arte de Ovar, que na sessão destinada ao público escolar reuniu cerca de 200 alunos do 11º ano de escolaridade, do nosso concelho.
No fundo, “Joana leva os colegas do 11º B para sua casa. Estão fechados no quarto e têm um TPC de Português para fazer: uma apresentação sobre a peça Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett. O que começa por ser uma corriqueira discussão sobre o que os afasta e aproxima daquelas palavras, acaba por se tornar o trabalho de casa mais entusiasmante de sempre”, pode ler-se na sinopse na peça.
Esta foi o sexto espetáculo apresentado no XXI Festival de Teatro de Ovar (Festovar 2024), que tinha sido antecedido pela apresentação da peça “O Cônsul Português”, na Casa Contacto, pelo Teatro Vitrine, com encenação de Rafa leite e Andreia Fernandes.
Já no último fim de semana, o Festovar 2024 apresentou mais dois espetáculos. No sábado o Pateo Das Galinhas – Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz trouxe a Ovar a peça “Teatro de Guerra”, e no domingo a Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar apresentou, no auditório Manuel Ramos Costa, a peça “Histórias do velho do baú”, de Teresa Leite, com encenação de Daniela Fula.