fbpx
Eleições Europeias 2024: Ovar alinhou pelo país e deu a vitória ao Partido Socialista

Eleições Europeias 2024: Ovar alinhou pelo país e deu a vitória ao Partido Socialista

O Partido Socialista foi o vencedor nacional das Eleições para o Parlamento Europeu, que tiveram lugar no passado dia 9 de junho, e elegeu oito deputados da lista liderada pela ex-ministra da Saúde, Marta Temido. Num ato eleitoral onde participaram 36,5% dos votantes a nível nacional, a Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) ficou em segundo lugar, e elegeu sete deputados, o Chega e a Iniciativa Liberal ficaram em terceiro e quarto lugares, respetivamente, e elegeram dois deputados cada um, seguindo-se o Bloco de Esquerda e o PCP/PEV, que elegeram um deputado cada um.
O nosso concelho alinhou pelos resultados nacionais e os ovarenses deram, também, a vitória aos socialistas, que repetiram o triunfo de 2019, mas agora com 36,24% dos votos (7453 votos), mais 1004 votos do que a Aliança Democrática, que chegou aos 31,35%, com 6449 votos.
A vitória do PS quase total no nosso município. Os socialistas venceram quatro das cinco freguesias do concelho e na que perderam para a AD, que foi Esmoriz, foi por apenas dois votos (AD-1721 votos; PS-1719 votos). De resto, o Partido Socialista triunfou em Cortegaça, Maceda, Válega e na União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira, alcançando mais 1004 votos do que a AD. A Iniciativa Liberal foi a terceira força política mais votada em quatro freguesias do nosso concelho e o Chega ficou em terceiro lugar na freguesia de Válega.
A participação dos ovarenses aumentou de cerca de 35% em 2019 para cerca de 40% em 2024.

Ler notícia completa na edição em papel

CATEGORIAS