fbpx
Cáster Antiqua Festival levou música antiga a diversos ‘palcos’ culturais da cidade

Cáster Antiqua Festival levou música antiga a diversos ‘palcos’ culturais da cidade

A Capela de Santo António, em Ovar, acolheu o concerto “Divinas Perlinas”, iniciativa que encerrou a primeira edição do Cáster Antiqua Festival. Tratou-se de um momento cultural sublime, protagonizado pelos Musurgia Ensemble & Coro Cáster Antiqua.
O concerto “Divinas Perlinas” foi o culminar do trabalho desenvolvido no Museu Escolar Oliveira Lopes, ao longo de duas semanas, pelo Coro Cáster Antiqua. Sob a orientação de Jorge Luís Castro, os coralistas imergiram-se nos vilancicos devocionais de Gaspar Fernandes (1566-1629), compositor português ativo na Guatemala e no México, dando-lhes vida, não só através do canto como também da declamação poética. Juntamente com o Coro esteve o Musurgia Ensemble, que apresentou também algumas obras instrumentais contemporâneas a Gaspar Fernandes.
No dia anterior, tinha sido o Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, a acolher o espetáculo “A Tre”, onde se ouviu música para trio nas cortes europeias do séc. XVIII, pelo Ensemble Navis, que participou na “Open Call” internacional aberta pelo Cáster Antiqua Festival e que lhes valeu a participação numa residência artística, de seis dias, naquele espaço cultural.

Notícia completa na edição em papel

CATEGORIAS