
União de Freguesias implementa o “Cheque Veterinário”
A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira anunciou a sua adesão ao “Cheque Veterinário”, uma iniciativa através da qual pretende apoiar famílias carenciadas, que sejam proprietárias de cães e gatos. Trata-se de uma medida que surge pelo facto de a União de Freguesias “reconhecer, cada vez mais, a importância dos animais de companhia na vida dos fregueses, sabendo que eles são um dos fatores de melhoria da qualidade vida dos seus detentores, nomeadamente ao nível de estabilidade emocional”, explica a autarquia.
O “Cheque Veterinário” foi criado pela Ordem dos Médicos Veterinários e está inserido no Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco e permite o acesso gratuito a consultas e tratamentos médico veterinários.
Com o protocolo que a União de Freguesias estabeleceu com a Ordem dos Médicos Veterinários, a autarquia diz pretender “criar a possibilidade de atribuição do “Cheque Veterinário” às famílias mais carenciadas”. Desta forma, “garante-se uma rede de apoio social integrada, que permite cuidar do bem-estar animal, para que aquelas famílias mantenham em condições dignas os seus animais de companhia, evitando deste modo o respetivo abandono que poderá estar na génese de problemas graves de saúde pública”, explica a União de Freguesias.
Ler notícia completa na edição em papel