fbpx
Sabão Potassa estreia sábado e promete deixar toda a gente D’Alma Lavada

Sabão Potassa estreia sábado e promete deixar toda a gente D’Alma Lavada

Sabão Potassa estreia no próximo sábado, 22 de julho, no Centro de Arte de Ovar. O espetáculo, que integra a programação das comemorações do Dia do Município, está marcado para as 21h30 e tem entrada gratuita. Trata-se de uma coprodução da Câmara Municipal de Ovar e da Associação de Teatro Sol D’Alma e em palco serão contadas 11 Estórias D’Alma Lavada que em comum têm a identidade vareira, num trabalho único, que conta com 85 elementos da nossa comunidade.
Afinal de contas, o que é ser vareiro? De onde vem a garra que os impele a chegar mais longe e mais além? Que almas são estas, que se lavam com o tempo? Este é o ponto de partida de Sabão Potassa, que tem dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro, que vai desafiar o público a regressar ao tempo em que os pisos de madeira eram lavados com sabão e a resgatar as estórias e os protagonistas icónicos do concelho de Ovar. Os ofícios, as tradições, os lugares especiais, o modo de vida, são, assim, o mote para esta criação artística sobre a memória coletiva do concelho.
Se as histórias que vão ganhar vida em palco têm ADN vareiro, o mesmo acontece com quem as encarna. O elenco do Sol D’Alma junta-se à comunidade ovarense. Dos avós aos netos, várias gerações vão estar em palco para celebrar a Terra que é de cada um e de todos.
A Câmara Municipal de Ovar continua, assim, a apostar nas associações culturais do concelho e no envolvimento direto do público em práticas artísticas, numa “estratégia que procura esbater barreiras culturais e trabalhar o sentimento de pertença de participantes e espetadores pelo território”, destaca a autarquia.

CATEGORIAS