
Praia dos “Marretas” perdeu a Bandeira Azul
No próximo verão Ovar vai ter menos uma Bandeira Azul hasteada nas suas praias. Depois da praia do Areinho, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) anunciou que, para este verão, a praia do Torrão do Lameiro não foi contemplada com a tradicional Bandeira Azul, que será hasteada nas praias de Esmoriz, Cortegaça, São Pedro de Maceda e Furadouro.
Para este ano, a associação que atribui o galardão anunciou a distinção de 394 praias portuguesas, que estão distribuídas por 103 municípios, um resultado que coloca Portugal na sexta posição entre os 50 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul.
Autarquia já contestou a decisão
A Câmara Municipal de Ovar diz ter sido “surpreendida pela comunicação da ABAE” e nota que não concorda com a decisão de não atribuição da Bandeira Azul à praia do Torrão do Lameiro, tendo já anunciado que, por isso, já avançou com a contestação da decisão, pedindo a sua “reapreciação, por entender estarem asseguradas as condições exigidas”.
Na base da decisão está o facto de, naquela praia, “não existir uma fonte de água potável”, diz a Câmara Municipal de Ovar. Trata-se, defende a autarquia, de um “critério indicativo e que nunca foi impedimento para a atribuição da Bandeira Azul, ao longo dos últimos sete anos”.
Ler notícia completa na edição em papel