
Praia do Furadouro engalanou-se para receber a festa em honra do Senhor e da Senhora da Piedade
“Precisamos de muitos participantes e figurantes para desfilarem na nossa grandiosa procissão de domingo. Por favor, compareçam mulheres, homens e crianças, e participem, pois as nossas tradições e costumes devem manter-se”.
Foi este o apelo feito, em agosto último, pela Comissão dos Amigos do Furadouro, a quem cabe a organização da festa em honra do Senhor e Senhora da Piedade, no Furadouro, e a população não faltou à chamada, envolvendo-se nas festividades, das mais variadas formas.
Apesar de no cartaz não aparecerem nomes sonantes da música portuguesa, por falta de apoio e de verba, de 8 a 12 de setembro, a tradicional Festa do Mar atraiu ao Furadouro milhares de forasteiros e turistas. Foram cinco dias de brilho e de muita dignidade, sendo a tradicional procissão, com a bênção do mar, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ovar e pela Banda Filarmónica Ovarense (Música Velha), o ponto mais alto da festa.
Quem visitou o Furadouro nestes dias, pôde ver uma Feira de Artesanato e Colecionismo, apreciar a iluminação na Avenida, na Capela, nas ruas, e assistir aos espetáculos dos grupos Sol Caribe Band, conjunto típico “Os Principiantes”, Banda Time, Bruno Azevedo e Banda 4G. O Grupo Tieta do Agreste fechou os festejos, que, no dia 10, teve outro dos pontos altos das Festas do Mar, com grande sessão de fogo de artifício no paredão marítimo, atraindo muitas pessoas, principalmente os amantes de fotografia.
Texto e foto: Fernando Pinto
Ler reportagem completa na edição impressa