
Ovar lembra ‘pedaços’ da história do concelho com exposição de documentos do acervo municipal
A Câmara Municipal de Ovar tem em exposição, nos Paços do Concelho, o livro de registo dos exames da instrução primária, com data de 1892 a 1894. Trata-se de mais um ‘pedaço’ da história do concelho que a autarquia partilha com os munícipes, no âmbito da iniciativa “Documento do Mês”.
Para além da singularidade de um livro desta época, a autarquia salienta que importa destacar outro facto relevante: O documento regista o exame da instrução primária (4ª classe) de um dos escritores ovarenses, José Delfim de Sousa Lamy (1875-1951).
Recorde-se que, todos os meses, no hall dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Ovar, através da iniciativa “Documento do Mês”, expõe um elemento histórico do acervo municipal.
Atualmente, o Serviço de Arquivo é responsável pela salvaguarda e preservação da documentação histórica e administrativa de Ovar de diferentes tipologias documentais, datados entre 1697 e a atualidade, que equivale a cerca de 5 km lineares.
Segundo a autarquia, o documento original mais antigo custodiado pelo Serviço de Arquivo é o “Livro de registo de decretos, provisões e ordens”, que data do ano de 1697. Porém, existe uma cópia de 1745 que transcreve um manuscrito do ano de 1514, sendo este manuscrito o “Foral da Vila de Ovar”.
Ler notícia completa na edição em papel