fbpx
“Música Velha” celebrou a lusofonia para assinalar o 213.º aniversário

“Música Velha” celebrou a lusofonia para assinalar o 213.º aniversário

A Banda Filarmónica Ovarense, ou “Música Velha”, levou a efeito um concerto de excelência, que teve como principal objetivo assinalar o 213.º aniversário da instituição.
Com a “lusofonia” como tema subjacente ao concerto de aniversário, o programa ‘desenhado’ para o espetáculo foi “integralmente de composições portuguesas, em diferentes tipologias e linguagens musicais, mas também de diferentes períodos”.
O primeiro tema apresentado foi Saxónica, de Antero Ávila, uma obra composta para saxofone solo e orquestra de sopros e precursão. Tiago Correia, diretor artístico e maestro da Banda Filarmónica Ovarense, foi o saxofonista que interpretou a peça, proporcionando um momento único. Depois, seguiu-se a peça “Otonifonias”, de Joly Braga Santos, que a instituição aniversariante utilizou para assinalar o centenário do nascimento de um dos grandes vultos da composição portuguesa.
Antes da despedida, que foi assinalada com uma “Breve sinfonia”, composição original de Álvaro Valente da Silva, intérprete e professor ovarense, que contou com a participação especial da vareira Ana Andrade, a Banda Filarmónica Ovarense homenageou Eduardo Ribeiro, sócio, amigo e colaborador da instituição, distinguindo-o com a atribuição da “Lira de prata”, pela sua dedicação e entrega à instituição e à filarmonia.

CATEGORIAS