fbpx
Estudantes da Escola Júlio Dinis conquistaram medalha de prata em concurso na China

Estudantes da Escola Júlio Dinis conquistaram medalha de prata em concurso na China

André Silva, Carolina Leite e Lara Pereira, estudantes da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, foram distinguidos com o segundo lugar no China Adolescents Science and Technology Innovation Contest (CASTIC), um dos maiores concursos de ciência de nível pré-universitário da Ásia, na categoria dos projetos internacionais (Internacional Students). A acrescentar à medalha de prata, o projeto da delegação portuguesa da Fundação da Juventude foi galardoado com o Special Award pela Indonesian Young Scientist Association, prémio que dá acesso a um novo concurso promovido por esta instituição.
Os três jovens tiveram a oportunidade de representar Portugal, na China, e apresentar o estudo “Larvas: praga ou solução?”, premiado na Mostra Nacional de Ciência 2023, organizada pela Fundação da Juventude, e que lhes garantiu o acesso a esta competição. Neste projeto, os jovens cientistas vareiros, coordenados pelo professor Carlos Oliveira, sugerem usar larvas para acelerar a biodegradação de plástico.
A 37.ª edição do CASTIC, organizado pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Educação chinês, teve lugar em Wuhan, entre os dias 21 a 25 de agosto, e recebeu projetos científicos de mais de 500 alunos de toda a China e de cerca de uma centena de participantes internacionais.

CATEGORIAS