
Basquetebol: Último ‘quarto’ esmagador valeu a vitória vareira
A Ovarense venceu o Esgueira (94-68), no passado sábado, em jogo a contar para a segunda jornada da Taça Hugo dos Santos e já assegurou um lugar na final a seis da competição.
Os vareiros, que já tinham jogado duas vezes com o mesmo adversário esta época, em jogos a contar para competições diferentes, e tinham averbado uma derrota, em casa, e uma vitória, em Esgueira, não entraram bem no jogo e permitiram que os visitantes assumissem a liderança do marcador. Ainda assim, a reação ofensiva da Ovarense foi equilibrando o jogo e no final do primeiro ‘quarto’ o marcador assinalava um equilibrado 24-24. Aliás, o equilíbrio foi mesmo a nota dominante da primeira parte, que acabou com o Esgueira em vantagem, mas apenas com um ponto acima (40-41).
Na segunda parte tudo foi diferente e os problemas ofensivos dos visitantes agudizaram-se, perante a defesa aguerrida imposta pelos alvinegros. Prova disso foram os 27 pontos sofridos pela Ovarense em toda a segunda parte.
No terceiro ‘quarto’ os vareiros saltaram para a frente do marcador e com um parcial de 21-13 deram o primeiro sinal daquilo que acabou por acontecer nos últimos dez minutos. Às exibições de Lual Rahama (17 pts, 9 ress, 2 ass) e de Ivan Pavicevic (14 pts, 7 ress, 2 rb), que estiveram consistentes na primeira meia hora de jogo, juntaram-se os atiradores alvinegros e nos últimos dez minutos do jogo a Ovarense foi ‘esmagadora’ e com um parcial de 33-14 fechou o jogo e garantiu uma vitória robusta.
Agora, na última jornada desta prova, a Ovarense desloca-se a Oliveira de Azeméis, onde vai discutir com a Oliveirense o primeiro lugar do Grupo C.
Os vareiros voltam a jogar no próximo fim de semana, frente ao Sporting, em Lisboa, em jogo a contar para a jornada 16 da Liga Betclic. No dia 15 de março regressa aos jogos em casa, com a receção ao Vitória de Guimarães.