fbpx
Basquetebol: Ovarense ‘travou’ a Oliveirense com exibição de garra

Basquetebol: Ovarense ‘travou’ a Oliveirense com exibição de garra

A Ovarense recebeu e venceu a Oliveirense (79-78), no passado sábado, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga Betclic, e acabou com a invencibilidade dos oliveirenses na prova.
Depois de na semana anterior ter encaixado uma derrota frente ao Portimonense (62-58), era esperada uma reação da Ovarense na receção à invicta Oliveirense e os quase 1500 adeptos que estiveram no Pavilhão João Gonçalves, em Ovar, puderam assistir a isso mesmo. Tratou-se de um jogo emocionante onde os vareiros, embalados pelo incansável apoio do seu público, se transcenderam e arrancaram uma exibição consistente, onde o coletivo valeu a vitória.
Ainda com as vitórias alcançadas na época anterior frente à Oliveirense, que acabaram com a eliminação dos oliveirenses nos quartos de final do play-off, os vareiros entraram em campo motivados e a todo o gás e cedo se percebeu que a Ovarense estaria na senda de uma boa exibição. Apesar do equilibrado 24-22 do primeiro ‘quarto’, foi a Ovarense quem esteve sempre por cima do jogo na primeira parte, de tal forma que, no segundo ‘quarto’ a Oliveirense viu-se limitada a apenas 12 pontos, fruto da defesa implacável colocada em prática pela equipa orientada por João Tiago e que se traduziu no avolumar da vantagem, que ao intervalo era de 12 pontos favorável aos vareiros (46-34).
O arranque da segunda parte foi difícil para a Ovarense, que esteve dois minutos e meio sem marcar e viu a Oliveirense arrancar um parcial de 0-8. Sem nunca perder o ‘norte’, os vareiros viram, mais uma vez, Omoefay Odigie ‘puxar dos galões’ com sete pontos consecutivos (dois lançamentos de dois e um triplo), que mantiveram a Ovarense na liderança. Os visitantes voltaram a carregar na defesa e a dois minutos do final do terceiro ‘quarto’ empataram o jogo a 56 pontos, colocando pressão do lado dos vareiros, que souberam reagir e segurar a magra vantagem de um ponto até ao final da meia hora de jogo (60-59).
Os últimos dez minutos do jogo foram verdadeiramente emocionantes. A Ovarense manteve a Oliveirense sem marcar pontos durante dois minutos e aproveitou para cavar um fosso no marcador de sete pontos (66-59), vantagem que durou até meio do último ‘quarto’ e que veio a revelar-se determinante para o desfecho da partida. Sem nunca ter conseguido passar para a frente do marcador, a Oliveirense nunca entregou o jogo e a meio minuto do apito final viu Wesley Washpun colocar o marcador num imprevisível 77-76.
Quase não houve tempo para mais. Num final de jogo incrível, Jalen Jenkins voltou a dar três pontos de vantagem à Ovarense e encostou os oliveirenses ‘às cordas’, obrigando o seu treinador a pedir um desconto de tempo para ‘tirar um coelho da cartola’. Mas, a magia tinha ficado em Oliveira de Azeméis. Wesley Washpun, que já tinha decidido outros jogos, não converteu o triplo que empataria o jogo e a Oliveirense arrecadou apenas mais dois pontos, por João Fernandes, que não chegaram para evitar mais uma derrota em Ovar.

CATEGORIAS