
Basquetebol: Nuno Manarte, Dinis Amaral e Pedro Dias integram equipas técnicas de seleções nacionais
Já são conhecidas as equipas técnicas das Seleções Nacionais de basquetebol para 2023.
A Direção da Federação Portuguesa de Basquetebol reuniu no início de janeiro e aprovou a proposta do diretor técnico nacional, que indicou o nome dos 44 treinadores que, ao longo deste ano, irão guiar os destinos das seleções portuguesas, nos diversos escalões.
Na seleção se seniores masculinos, Mário Gomes continuará a ser o treinador principal, mantendo a dupla de treinadores adjuntos dos últimos anos. Um desses treinadores é o vareiro Nuno Manarte que, depois de ser treinador principal da Ovarense durante alguns anos, teve uma passagem de um ano pelo Illiabum, encontrando-se atualmente ao serviço do Sporting, onde é treinador-adjunto de Pedro Nuno.
Outro vareiro escolhido é Dinis Amaral, que volta a ser treinador-adjunto de André Cardoso, na seleção nacional de Sub15 masculinos.
O vareiro iniciou a sua carreira de treinador nos escalões de formação da Ovarense, clube onde chegou a ser treinador-adjunto de Nuno Manarte e Pedro Nuno, na Liga Masculina. Na última época esteve ao serviço do Vitória Sport Clube, em Guimarães, como treinador-adjunto de Miguel Miranda, e esta temporada abraçou a sua primeira aventura como treinador principal de uma equipa sénior. Dinis Amaral é treinador da AD Galomar, na Madeira, que milita na Proliga, encontrando-se, neste momento, com a qualificação para a segunda fase da prova garantida, onde irá discutir um lugar de acesso à Liga Betclic.
Quem também vai estar ao serviço da Seleção Nacional de Sub20 femininos é Pedro Dias, que será treinador-adjunto de José Aarújo. O treinador vareiro tem uma vasta carreira como treinador de basquetebol, nomeadamente no basquetebol feminino, tendo passado por clubes como o CAB Madeira, o União da Madeira, o Guifões, o Vitória SC, e o CD Póvoa, clube onde atualmente se encontra a liderar a equipa sénior feminina.