
Basquetebol feminino: Vareiras arrancam três vitórias e seguem invictas na liderança do campeonato
A Ovarense soma por vitórias os três jogos que disputou no arranque do Campeonato Nacional da II Divisão e está no primeiro lugar da Série D da Zona Norte.
A estreia das vareiras na prova aconteceu em casa, com a receção ao Vasco da Gama, e perante os seus adeptos as alvinegras não fizeram por menos e arrancaram uma vitória convincente e esclarecedora (55-38). A um primeiro ‘quarto’ equilibrado (12-9) seguiram-se dez minutos de absoluto domínio da Ovarense, que chegou ao intervalo a vencer por 36-23.
No regresso dos balneários as visitantes ainda reagiram com um parcial de 7-11, mas nos últimos dez minutos a equipa orientada por Jorge Maia voltou a acelerar e disparou para um arrasador 12-4 que sentenciou a primeira vitória vareira desta temporada.
Quatro dias depois a Ovarense deslocou-se à Gafanha da Nazaré para disputar a segunda jornada do campeonato, e o início de jogo acabou por ser determinante para as aspirações das vareiras. Os primeiros dez minutos das alvinegras foram, ofensivamente, avassaladores e traduziram-se num parcial de 12-25 que deu tranquilidade às ovarenses. O Gafanha reagiu impondo uma defesa aguerrida, e apenas permitiu cinco pontos às vareiras, que saíram para o intervalo a vencer por escassos sete pontos (23-30).
A segunda parte adivinhava-se equilibrada e foi isso que acabou por acontecer. Agora com o controlo do jogo do seu lado, a equipa da casa encetou uma recuperação no marcador, mas as vareiras souberam reagir à pressão e controlaram a vantagem, cedendo apenas três pontos no terceiro ‘quarto’ (16-13) e dois nos últimos dez minutos (11-9), assegurando os dois pontos de vantagem que valeram a conquista da segunda vitória na prova (50-52).
No passado sábado, de visita a Gaia, para defrontar o Bolacesto, as vareiras, que disputavam o terceiro jogo em apenas oito dias, voltaram a entrar decididas na partida e logo nos primeiros dez minutos traçaram o destino do jogo, impondo um esclarecedor 9-19 que veio a revelar-se determinante na conquista de mais uma vitória. Seguiram-se dois ‘quartos’ equilibrados (12-13 e 12-12) e nos últimos dez minutos a Ovarense controlou o marcador e aproveitou para aumentar ligeiramente a vantagem, fechando o jogo com um esclarecedor (50-63).