
Basquetebol: Delaney Blaylock resolveu num último ‘quarto’ arrasador
A Ovarense venceu o CD da Póvoa (83-71), no passado sábado, em Ovar, em jogo a contar para a jornada 15 da Liga Betclic, e mantém-se na perseguição ao quarto lugar da tabela classificativa.
No dia em que estreou, finalmente, Daniel Oladapo, o seu mais recente reforço para o jogo interior, a Ovarense até entrou bem na partida frente ao CD Póvoa (9-2), mas cedo se percebeu que os alvinegros iriam ter de ‘subir uma montanha’ para ultrapassar o necessitado adversário, que se encontra em lugar de descida na classificação geral. É que os poveiros responderam e a meio do primeiro ‘quarto’ já estavam na frente do marcador (9-10), realidade que viria a durar até ao final dos dez minutos (17-20). Aliás, liderança do marcador não sofreu mais alterações até ao intervalo e os visitantes saíram para os balneários com uma vantagem de cinco pontos (36-41).
No regresso para a segunda parte, não era só esta desvantagem que a Ovarense tinha de recuperar. A ausência de Jonathan Silva (excluído com a segunda falta antidesportiva, ainda na primeira parte) adivinhava-se um problema maior de ultrapassar para os vareiros, mas o treinador da Ovarense conseguiu manter a equipa unida e nunca deixou o CD Póvoa ‘decidir’ a partida, adiando para o derradeiro ‘quarto’ todas as decisões (57-65).
Durante a primeira meia-hora de jogo, Render Woods (19 pts, 6 ress, 5 ass) e Daniel Oladapo (9 pts, 10 ress, 2 ass) mantiveram a equipa sempre por perto no marcador, e nos últimos dez minutos foi Delaney Blaylock (19 pts, 12 ress, 7 ass) quem assumiu o protagonismo e abriu caminho à vitória vareira. De forma implacável, a Ovarense arrancou um parcial de 12-0 que não só permitiu saltar para a frente do marcador como fez abanar toda a estrutura dos poveiros, que até ao final do jogo não marcaram mais de seis pontos, contra os 25 pontos com que a Ovarense sentenciou o desfecho do jogo.
Com este resultado a Ovarense chegou às nove vitórias e está a um triunfo do quarto classificado, que tem mais um jogo disputado do que a equipa alvinegra.
No próximo dia 1 de março, sábado de carnaval, a Ovarense recebe a visita do Esgueira, para mais uma jornada da Taça Hugo dos Santos, e só regressa aos jogos da Liga Betclic no fim de semana seguinte, com a deslocação ao Sporting.
Ovarense está fora da Taça de Portugal
A Ovarense perdeu na deslocação ao FC do Porto (88-77), em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, e disse adeus à competição.
Os vareiros entraram bem no jogo e venceram o primeiro parcial por 18-25, assegurando sete pontos de vantagem, que acabaram por ser decisivos para o desfecho da primeira parte. É que o FC do Porto reagiu e impôs um parcial de 26-21, que não chegou para retirar a liderança que à Ovarense, que saiu para o intervalo a vencer por 44-46.
Mas, a história do jogo na segunda parte foi outra. Os dragões regressaram mais fortes do descanso e com um parcial de 25-17 deram a volta ao marcador e assumiram a sua liderança. Com Delaney Blaylock (20 pts, 8 ress, 2 ass) e Render Woods (20 pts, 3 ress, 6 ass) em plano de evidência, os vareiros bem tentaram reequilibrar o jogo, mas não conseguiram e voltaram a sofrer um parcial negativo (19-14), que ditou o desfecho do jogo e a sua consequente eliminação da prova.