
“Acorda Ovar, pela tua Saúde”, a manifestação que promete reunir milhares de vareiros no próximo dia 30 de setembro
No próximo dia 30 de setembro a população do nosso concelho sai á rua para participar naquela que poderá vir a ser a maior manifestação, em matéria de saúde, dos ovarenses das últimas décadas, onde irão demonstrar, uma vez mais, o seu descontentamento com a decisão do Governo que determina a integração e referenciação de Ovar e da sua população na Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro.
O processo iniciado pelo Governo socialista, que incluía a proposta de alteração da referenciação da saúde de Ovar, que até à data é ao Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (Santa Maria da Feira), esteve sempre envolto em polémica, como demonstram os sucessivos protestos da população vareira, e a decisão governamental, que foi recentemente conhecida, parece ter sido a ‘gota de água’ para os ovarenses.
As reações contrárias a esta tomada de decisão governamental têm surgido dos mais variados quadrantes políticos locais, mas tem sido a força da população que mais se tem feito ouvir. Através das redes sociais, é na Plataforma de Intervenção Cívica “Coração Vareiro” que têm surgido as maiores manifestações, justamente por considerarem “extremamente grave” o que está a acontecer aos cidadãos de Ovar.
PS de Ovar exige demissão do ministro da Saúde
O PS de Ovar foi o primeiro partido a reagir às notícias de que Ovar estará, a partir do próximo dia 1 de janeiro de 2024, integrado na ULS de Aveiro, e não foi meigo nas exigências que apresentou. Desde logo, “a demissão do ministro da Saúde, pelo modo como todo este processo foi conduzido”, dizem os socialistas, num comunicado assinado por Emanuel Oliveira.
PSD de Ovar acusa o Governo de não atender os interesses da população
Quem também já veio a terreiro colocar-se ao lado dos interesses da população foi o PSD de Ovar. Em comunicado, os social-democratas de Ovar manifestam a sua “total discordância e oposição a esta medida imposta pelo atual Governo” e dizem estar alinhados com a “posição dos órgãos autárquicos do município – Câmara e Assembleia Municipais”.
Salvador Malheiro reage às críticas e ‘dispara’ na direção do Governo
O presidente da Câmara Municipal de Ovar já veio a terreiro, uma vez mais, defender-se das acusações de que tem sido alvo, e ‘disparou’ na direção do Governo, lembrando que é ao PS de António Costa que cabe toda a responsabilidade desta alteração.
Ler notícia completa na edição em papel